segunda-feira

RECEITA DO MELHOR BOLO DE CHOCOLATE




O bolo Concord recebeu, em Portugal, a justa designação de melhor bolo de chocolate do mundo.
RECEITA DO MELHOR BOLO DE CHOCOLATE
INGREDIENTES
Para os suspiros:
250g de açúcar em pó
250g de açúcar refinado
40g de cacau em pó
8 claras
Para o mousse de chocolate:
500g de chocolate meio amargo
450g de natas
80g de açúcar
4 claras
Suspiros:
Deite o açúcar em pó e o cacau em pó numa tigela. Em seguida, bata as claras em neve. Para isso, mantenha a velocidade baixa, até a mistura começar a espumar. Junte um pouco do açúcar refinado e continue a bater. 
Quando o conteúdo formar picos moles, adicione o restante do açúcar aos poucos, sem parar de bater. Desligue a batedeira.
Desligada a batedeira, adicione o açúcar em pó e cacau em pó às claras em neve e misture tudo com uma colher, delicadamente. 
Com a ajuda de um saco, preencha os círculos desenhados no papel, com a massa que obteve. Para isso, faça um caracol em cada círculo.
Leve ao forno para a 120ºC (temperatura baixa) durante 1 hora.
Preste atenção à temperatura do forno, que deve se manter baixa. Quando os suspiros estiverem prontos, retire do forno e deixe esfriar.
Mousse:
Parta o chocolate e misture-o com o leite. Depois, derreta em banho-maria, ou no micro-ondas. Separadamente, bata as natas, até adquirirem a consistência de chantilly. Coloque numa taça.
Mais uma vez, bata as claras em neve e, depois, junte-as ao chocolate derretido e misture delicadamente com uma colher. O próximo passo é despejar as natas batidas mistura e voltar a mexer com a colher.
Finalização:
Acerte os discos de suspiro com uma faca, para que eles fiquem simétricos. Em seguida, coloque um dos discos sobre o recipiente final, em que servirá a sobremesa, e despeje parte do mousse de chocolate.
Ponha outro disco de suspiro sobre o mousse e repita o processo de recheio. Coloque o terceiro disco sobre o mousse.
Para finalizar, cubra toda a superfície do bolo e as partes laterais com o creme restante. É importante trabalhar rapidamente na montagem, para que o mousse não endureça. Leve ao frigorífico por 30 minutos e sirva.
Caso prepare a sobremesa para o dia seguinte, deixe-a no frigorífico e retire apenas uma hora antes de servir.



RECEITA DO MELHOR BOLO DE CHOCOLATE DO MUNDO NA BIMBY

Na Bimby: Pulverizar a Bimby com o açúcar refinado.